Mantras

MANTRAS

PARA ABRIR A MENTE

Os mantras têm origem nos Vedas, livros sagrados indianos. Repetidos várias vezes, eles interrompem o fluxo de pensamentos, fazem o corpo relaxar e abrem a mente para percepções mais sutis.

Um mantra é basicamente uma oração que pode falar de amor, compaixão, bondade e outros temas que buscam a ligação com o divino com base em pensamentos e ações positivas.

A relação entre a fala, a respiração e o mantra pode ser melhor demonstrada através do método pelo qual o mantra funciona.

Um mantra é uma série de sílabas cujo poder reside em seu som; através da pronunciação repetida, pode-se obter controle sobre uma determinada forma de energia.

A energia do indivíduo está fortemente ligada à energia externa, e uma pode influenciar a outra. É possível influenciar a energia externa, efetuando os assim chamados "milagres".

Tal atividade é realmente o resultado de se ter controle sobre a própria energia, através do qual se obtém a capacidade de comando sobre fenômenos externos.

Para contar as recitações, geralmente utiliza-se um JAPAMALA (rosário) de 108 (cento e oito contas). Na prática, considera-se que uma volta do rosário equivale a cem mantras; os oito restantes servem para compensar os mantras recitados distraidamente.  

Os mantras nem sempre possuem um significado claro e muitos deles são compostos por sílabas aparentemente ininteligíveis. Mesmo assim, eles são efetivos porque ajudam a manter a mente quieta e pacífica, integrando-a automaticamente na concentração.

Eles fazem a mente ser receptiva às vibrações muito sutis e, portanto, aumentam sua percepção. Sua recitação erradica as negatividades grosseiras e a verdadeira natureza das coisas pode ser refletida na claridade resultante em sua mente.

Em alguns sistemas hindus, diz-se que os mantras são sons primordiais que possuem poder em e por si mesmos. No tantra buddhista tibetano, os mantras não têm tal poder inerente — a menos que sejam recitados por alguém com uma mente focalizada, eles são apenas sons. Porém, para as pessoas com uma atitude adequada, os mantras podem ser poderosas ferramentas que ajudam no processo de transformação.

Para se alcançar objetivos espirituais, o número total de repetições pode, para muitos parecer impossível: 125.000. Mas para solução de problemas mundanos ou materiais, as regras são bem diferentes e o número de repetições muito menor.

A melhor maneira de resolver um problema é defini-lo claramente. Escreva-o numa folha de papel. Mesmo que você escreva apenas algumas frases, descreva o problema o mais concisamente possível. Depois dobre o papel e coloque-o em algum lugar especial, onde deverá permanecer enquanto você estiver realizando a prática de entoar o mantra específico para seu problema.

Se você tem algum problema específico na sua vida, ou uma meta material ou espiritual que deseja alcançar, escolha o seu mantra e trabalhe co mele por um período de 10 dias, repetindo-o o máximo de vezes possível. Se você se der bem com a prática, continue por mais 30 dias. Então, pare e espere para ver os resultados (se eles já não se revelaram durante a prática).

Métodos:

- Repetir o mantra com a maior freqüência possível por um determinado tempo, isto é, lembrar de repetir o mantra o maior número de vezes possível a cada dia, mesmo enquanto realiza-se tarefas domésticas, toma-se banho, caminhando, dirige-se um carro.

- Disciplina dos quarenta dias. Este é o tempo designado para a prática de mantras de acordo com as escrituras orientais.

Hora do dia: Faça sua prática nos mesmos horários, todos os dias. É recomendável que você a realize pela manhã ao levantar e, à noite, antes de dormir.

Terminar a prática: Se você estiver no meio da prática e o telefone tocar, não o atenda. Melhor mesmo é desligar o telefone. Você deve procurar completar suas práticas diárias sem interrupções.

Voltar
Numerologia
Os números, em si, representam princípios universais através dos quais todas as coisas evoluem e con...
  LEIA MAIS
Sonhos
Entenda melhor os sonhos, porque sonhamos e qual a função do sono e dos sonhos...
  LEIA MAIS
Astrologia
Para entender a Astrologia Real, precisamos nos incluir no universo, pensando com amor....
  LEIA MAIS
Florais
Conheça os Florais, proporcione um equílibrio na vida profissional e pessoal....
  LEIA MAIS
Anjos
Os Anjos são servidores e mensageiros de Deus....
  LEIA MAIS
Feng Shui
É uma arte milenar chinesa cuja tradução é Feng = Vento e Shui = Água...
  LEIA MAIS
Aromoterapia
A aromaterapia é uma medicina alternativa que utiliza o perfume dos óleos essenciais...
  LEIA MAIS
Incensos
Os Egípcios: são, talvez, os mais antigos na arte da manufatura e do uso de incensos...
  LEIA MAIS
Ervas
O conhecimento e uso das ervas medicinais ajudam muito em vários aspectos de nossas vidas...
  LEIA MAIS
Chakras
Os CHAKRAS são centros de energia, captam energia e regulam nosso metabolismo energético...
  LEIA MAIS
Cristais
Desde a antiguidade, os cristais vêm sendo associados à canalização de energias cósmicas, proteção e...
  LEIA MAIS
Cromoterapia
As cores estão no alimento que ingerimos, nas roupas que vestimos, na casa, no trabalho, etc...
  LEIA MAIS
Magias
A prática da magia é de origem antiga, sendo encontrada em todo o mundo....
  LEIA MAIS
Mandalas
Mandala é uma palavra da língua sânscrita que quer dizer círculo. Mandala também tem outros signific...
  LEIA MAIS
Velas
O ato de acender uma vela é uma forma de ativar um pedido e levá-lo para o plano etéreo...
  LEIA MAIS
Tarot
Tarot
As cartas do Tarot simbolizam a nossa realidade interior. As figuras nela representadas são, na verdade, imagens de nossa alma...
Saiba Mais
Tarot
Baralho Cigano
O Baralho Cigano é um oráculo que nos leva a desenvolver nossa intuição. Suas figuras simples e objetivas despertam em qualquer um lembranças...
Saiba Mais
Tarot
Astrologia
Astrologia é uma técnica de auto conhecimento, que parte do princípio que tudo o que acontece com o todo, acontece com cada parte do todo...
Saiba Mais